Vinte de abril foi o dia marcado no calendário para a realização do I Encontro de Empreendedorismo, promovido pela turma do 12º A, sendo o culminar do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo, no âmbito do programa Educação Empreendedora, abordado na área curricular de Cidadania.
A abertura do evento foi realizada pelo Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, que se dirigiu aos cerca de quarenta alunos do ensino secundário, para abordar a importância do desenvolvimento de projetos empreendedores, durante o percurso escolar por desenvolverem capacidades de proatividade, iniciativa e trabalho em equipa na resolução de problemas. O Presidente da Câmara de Velas, Luís Silveira, também marcou presença neste encontro colocando a tónica na importância do empreendedorismo para o desenvolvimento local, sendo a escola o berço para a capacitação e desenvolvimento de competências empreendedoras nos jovens.
Negócios de sucesso dominaram o dia e foram apresentados pela voz de vários empreendedores que partilharam vivências e sonhos, em várias áreas. Neste 1º Encontro participaram, presencialmente, os empreendedores locais Nelson Ponta Garça, David Moreira e Miguel Sequeira, que compartilharam os seus percursos pessoais e profissionais inspirando o público jovem presente. De forma virtual, Isabel Neves, advogada e sócia-gerente de uma empresa que apoia novos negócios e projetos empresariais, com elevado grau de inovação, e ainda Filipe Silveira, gestor de programas de empreendedorismo e inovação e mentor de empreendedores e start-ups.
Os alunos da Associação de Estudantes apresentaram o vídeo que produziram, após contactos com empreendedores locais, regionais e internacionais, no âmbito do programa de Educação Empreendedora, promovida pela Direção Regional da Juventude. Este tipo de projeto envolveu os alunos levando-os a deixar o repto para que, nos próximos anos, mais alunos participem neste programa.
Os trabalhos encerraram com a intervenção da Presidente da Comissão Executiva Provisória, Isabel Marques, enfatizando a importância da educação empreendedora e de eventos que permitem a inter-relação entre a comunidade escolar e o meio envolvente. Aproveitou também para deixar um apelo no sentido de incentivar a continuidade deste tipo de evento nos próximos anos.
Por último, salienta-se que alunos do programa de Educação Empreendedora representarão a escola com o seu produto inovador, no concurso regional IdeiAçores.