Caros Presidentes dos Conselhos Executivos,
Caros Diretores das Escolas,
Na qualidade de CEO da Edubox venho por este meio fazer o ponto de situação relativamente aos vários desenvolvimentos em curso no âmbito da plataforma SGE, nomeadamente no que concerne ao Ensino à Distância e à componente Estuda em Casa.
Gostaríamos de começar por dizer que estarmos a envidar todos os esforços na resolução dos problemas de lentidão que estão a acontecer desde o dia 20 de abril até à data de hoje, tendo a nossa equipa dedicada 24 horas, assim como a Altice Portugal, nosso parceiro de datacenter, para ultrapassar os problemas de lentidão sentidos no acesso ao SGE, e debelar os constrangimentos sentidos na realização dos vários processos de trabalho.
Embora alguns dos problemas possam estar a advir das novas funcionalidades que foram disponibilizadas no SGE, as quais foram desenvolvidas em tempo recorde pela equipa, sendo normal no processo de desenvolvimento ainda termos de proceder a alguns ajustes e otimizações, o principal motivo detetado prende-se com o aumento exponencial do número de utilizadores em simultâneo sobre a plataforma.
Apesar de termos antevisto este cenário, e termos estado a trabalhar para aumentar a escalabilidade, nunca considerámos que o crescimento pudesse atingir uma grandeza na ordem dos 833%, considerando que nos meses anteriores, a média diária de acessos únicos rondou os 3000 acessos, e só esta semana a média foi de 25.000 acessos.
Conforme supracitado, estamos neste momento a proceder à reestruturação do datacenter para se adequar a esta nova realidade por forma a melhor servir os utilizadores do SGE.
Partilhamos alguns dados referentes aos acessos ao SGE:
Outro problema que nos foi reportado teve que ver com os agendamentos de videoconferências, pois os alertas de participação não estavam a ter em conta o fuso horário existente entre Portugal Continental e a Região Autónoma do Açores. Cumpre-nos informar que este problema ficou resolvido definitivamente ainda no decorrer da manhã de hoje (22/04/2020), estando neste momento completamente operacional.
Partilhamos também alguns dados sobre o uso do sistema de videoconferência:
Relativamente ao tema da videoconferência gostava de acrescentar algumas notas:
- Esta solução foi desenvolvida no espaço de uma semana com o intuito de dar resposta à questão das videoconferências e foi pensada de forma a que fosse possível usar toda a estrutura escolar já existente no SGE, garantido o máximo de confidencialidade e segurança no seu uso, ora veja-se:
- O nome dos participantes é o que existe no SGE, não podendo ser alterado pelos utilizadores;
- Só o perfil de professor pode:
- partilhar ou convidar membros externos para a sessão. Os alunos não têm acesso a nenhuma ferramenta que consiga detetar as sessões em curso;
- excluir pessoas da sessão;
- partilhar o ecrã.
-
- Aquando da marcação de uma videoconferência o sistema envia notificações por email, sem ser dado conhecimento da sala ou password de acesso
- Só os perfis de professor e direção da escola é que podem criar sessões de videoconferência.
- Os dados de acesso dos Alunos, Professores e Encarregados de Educação só podem ser recuperados cumprindo as melhores regras de validação por email ou facultados pela secretaria da escola / diretores de turma.
- Só a secretaria da escola consegue criar professores ou alunos.
- Não é requerida a instalação de nenhum programa.
- Não são requeridos emails ou outros dados para acesso.
- Caso seja considerado pertinente poderemos retirar mais funcionalidades ao perfil aluno ou ao perfil professor.
Informo também que continuamos a trabalhar em parceria com a Microsoft para que a integração com o TEAMS aconteça o mais rápido possível e desta forma todos tenham acesso ao Office 365 e às respetivas vantagens e funcionalidades.
Outras funcionalidades e temas:
Documentação Curricular
Contamos ainda esta semana alterar profundamente a documentação curricular com as seguintes funcionalidades solicitadas pelos professores:
- poderem ver as partilhas de documentos na turma para controlo da quantidade de trabalhos que dão aos alunos – permitir que os docentes possam consultar os documentos partilhados pelos outros docentes da turma, não podendo, no entanto, nem fazer download desses documentos, nem ver as respostas dadas pelos alunos;
- indicação da realização do período do trabalho – ser possível ao docente indicar a data de início e fim, com as horas em que é expectável o aluno entregar o trabalho (o aluno continua a poder entregar o trabalho cabendo ao professor a decisão de avaliar a entrega “fora de horas”);
- Relatório síntese da documentação – mapa com o resumo da documentação partilhada, para que o professor possa analisar a quantidade de trabalhos que foi dada aos alunos;
- Possibilidade de os técnicos escolares (conselho executivo) consultarem a documentação curricular das várias turmas;
- Breve descrição/informação para além do anexo;
- Possibilidade de especificar alunos na partilha (âmbito Turma ou Alunos)
- Assinar como recebido o documento/resposta (aluno e professor)
- Permitir múltiplas respostas para questões ou anexar mais documentos.
Área de Mural e Conteúdos
Nesta duas áreas que estão a ter um sucesso muito grande iremos também fazer as seguintes alterações:
- Possibilidade de responder a comentários já publicados;
- Incorporação de conteúdos do Projecto REDA nos vários ciclos de ensino para uso de professores e alunos.
Tendo sempre como objetivo o sucesso da Educação e o compromisso de ajudar as escolas, professores, alunos e encarregados de educação lançámos um contact center com atendimento assegurado por professores e algumas equipas multidisciplinares. O nosso suporte técnico também foi reforçado pelo que contamos dar resposta, o mais rápido possível, ao pedidos efetuados.
Quer eu, quer a minha equipa estamos inteiramente disponíveis e abertos a todas as sugestões e críticas que tenham e queiram partilhar connosco por forma a conseguirmos continuar a prestar da melhor forma o nosso trabalho e contribuir para melhorar a gestão do processo educativo e a interação entre toda a comunidade escolar açoriana.
Contamos convosco e queremos que continuem a contar connosco.
Deixo-vos aqui os contactos para que possam divulgar.
Contact center (Professores, Alunos e Encarregados de Educação)
https://juntospelaeducacao.edubox.pt/
telefone: 234 246 000
Suporte técnico SGE – (Técnicos e executivos)
https://sge.azores.gov.pt/
telefone: 234244299
[email protected]
O meu contacto – Amaral Carvalho
[email protected]
963946477
Grato por toda a ajuda que nos têm dado. Desejo que se encontrem e fiquem bem nesta altura mais complicada da nossa vida.
Cordialmente,