No piso 2 da EBS de Velas, no corredor das ARTES, está patente uma exposição desde o dia 2 de novembro sobre o tema “HALLOWEEN”.
Dentro do tema “HALLOWEEN” os trabalhos estão organizados em dois subtemas, a exploração do “ESQUELETO” foi desenvolvida pelos alunos do Ensino Secundário e a exploração da “CAVEIRA MEXICANA” foi desenvolvida pelo 3ºCEB e TAE – Curso ProFij tipo IV.
Subtema “ESQUELETO”, os trabalhos foram realizados pelos alunos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais do 11ºC, desenvolvidos no âmbito da disciplina de DESENHO A, com a orientação da professora Rita Pequito Fernandes. Os trabalhos são o resultado final de uma Unidade de Trabalho longa e trabalhosa, desenvolvida em contexto de sala de aula, e com dois momentos distintos. Num primeiro momento, o trabalho foi orientado para o desenvolvimento do desenho de representação anatómico da estrutura humana. Os alunos, a partir de modelos anatómicos em escala, aprenderam e desenvolveram técnicas para a representação a grafite do nosso esqueleto completo, de pormenores em escala real da estrutura dos membros superiores e inferiores, do crânio e de modelos representativos da massa muscular. Num segundo momento, a proposta de trabalho tinha como desafio a exploração expressiva e plástica dos vários elementos do esqueleto Humano, mas com a ligação gráfica obrigatória ao tema “Halloween”. Os alunos teriam de explorar os pequenos e grandes formatos em diferentes suportes, técnicas expressivas variadas e meios atuantes diversificados. Foi pedido a cada aluno que explorasse o tema com total liberdade plástica, onde poderiam e deveriam ser aplicadas as diversas vertentes da linguagem plástica e artística.
Subtema “CAVEIRA MEXICANA”, os trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de EDUCAÇÃO VISUAL pelos alunos de 8º e 9º ano de escolaridade e pelos alunos de TAE – Curso ProFij tipo IV, com a orientação do professor Lucas Branco Ornelas. Depois de um processo de pesquisa e da respetiva contextualização do tema os alunos concluiram que a caveira mexicana tem uma origem muito antiga, na América Central com os povos astecas, principalmente no México, era um ritual muito importante para os eventos religiosos. Quando uma pessoa morria, guardava-se o seu crânio para que se pudesse homenagear o falecido depois. Acreditava-se que o crânio era a parte mais importante do corpo humano, pois era onde ficam armazenadas as memórias. Os crânios eram pintados e decorados para que os falecidos fossem lembrados. A tradição foi passada de geração em geração, até ser incorporada no Dia dos Mortos. Ao longo dos tempos a caveira mexicana alcançou outras culturas e tornou-se um símbolo tradicional devido ao seu significado. O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais importantes do México, acontecendo entre o dia 31 de outubro e 2 de novembro. A caveira mexicana é um símbolo de respeito e imponência, além de um guardião da memória de quem já partiu. Foi então proposto aos alunos a exploração plástica individual do conceito gráfico, aplicando sobre papel cavalinho meios atuantes secos com técnica mista de marcadores e lápis de cor.